quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Linhaça: além de ajudar a perder peso, evita o efeito sanfona

A semente é um alimento funcional e ajuda também a diminuir riscos de doenças


Linhaça: além de ajudar a perder peso, evita o efeito sanfona title=Foto: Thinkstock
A semente de linhaça é um alimento funcional, ou seja, aquele que ajuda a diminuir o risco de diversas doenças através de seu uso contínuo. A semente possui fibras, gorduras insaturadas, proteínas, vitaminas, minerais e é fonte de ômega 3.

Benefícios

Pesquisas realizadas pela Universidade de Monash, na Austrália, comprovaram que pacientes que consumiram continuamente a semente tiveram reduzidos os sintomas da menopausa, além da diminuição do colesterol alto e do peso. “A linhaça age em nosso organismo como potente antioxidante e antinflamatório, prevenindo o envelhecimento das células e aumentando a atividade imunológica do organismo por ser rica em nutrientes que fortalecem o exercito de defesa do nosso corpo” afirma a nutricionista Dra. Andrezza Botelho da Silva.
O ideal é consumir a linhaça triturada / Crédito: Thinkstock
O ideal é consumir a linhaça triturada / Crédito: Thinkstock
Segundo a especialista, a linhaça atua também na gordura corporal em especial na adiposidade abdominal, pois combate o processo inflamatório ocasionado pelo excesso de tecido adiposo que gera um processo inflamatório crônico. Além disso, é rica em lignana, uma fibra que varre as toxinas do nosso organismo e ajuda no funcionamento intestinal.

Como consumir

A linhaça pode ser encontrada em dois tipos, a dourada e a marrom. Não existe diferença significativa no valor nutricional entre eles e a semente pode ser consumida em frutas, saladas, vitaminas, iogurtes e outros alimentos. De acordo com a especialista, o ideal é que ela seja ingerida moída, porque possui uma casca grossa que fica difícil muitas vezes de ser mastigada. Para moer, basta colocar a semente de linhaça no liquidificador ou triturador por pouco tempo, até virar um pó mais consistente.
“A quantidade certa para ingestão da linhaça varia de paciente para paciente, mas de um modo geral quando suplementado no mínimo 1 grama dia ou 1 colher de sopa rasa do óleo de linhaça extra virgem” explica a Dra. Andrezza Botelho.
Misturar o "gel" de linhaça no suco ajuda a combater a prisão de ventre / Crédito: Thinkstock
Misturar o “gel” de linhaça no suco ajuda a combater a prisão de ventre / Crédito: Thinkstock

Receitas simples com linhaça 

A nutricionista dá duas dicas bacanas para quem quer incluir a linhaça à alimentação:
Para o intestino funcionar bem: Deixe de molho 1 colher de sopa da semente dourada em ½ copo de água filtrada por 4 horas. Após esse período bater o gel formado com um suco de fruta.
Como molho de salada: 1 parte de óleo de linhaça para 2 partes de azeite extra virgem mais erva a gosto. Sempre que possível triture a semente para obter a farinha na hora do consumo, mantendo assim, íntegra a propriedade benéfica da linhaça.

Fonte:itodas.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário