quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Eliminar tentações é primeira atitude para emagrecer, diz estudo

Força de vontade, isoladamente, não garante sucesso da dieta

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Você acha que tentar evitar comer um pedaço de chocolate que está na geladeira é a melhor forma de perder peso? De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, a melhor maneira de enfrentar a tentação é, em primeiro lugar, ficar longe dela. Segundo o estudo, resistir às guloseimas ao alcance das mãos pode ser a fórmula para o fracasso da dieta. Cortar aquilo que você considera irresistível do cardápio, e simplesmente passar longe destes alimentos no supermercado, é mais eficiente do que mantê-los no armário e confiar no seu autocontrole. 


Força de vontade não é a única forma de autocontrole
Segundo dados do estudo, publicado na revista científica Neuron, a força de vontade não é a única forma de evitar a tentação. Prever o que pode acontecer e tomar providências seria uma maneira mais eficaz de não se deixar levar. Os pesquisadores comparam a atitude de retirar as guloseimas da lista de compras com outras situações, em que pessoas apresentam dificuldades para lidar com diferentes tipos de impulso. Quem vive endividado, por exemplo, deveria cancelar o cartão de crédito em vez de tentar resistir às liquidações com o dinheiro de plástico na carteira.

Antecipar o que pode acontecer aumenta chance de sucesso na dieta

Para os cientistas, se você sabe e reconhece as situações em que pode cair em tentação, evitá-las passa a ser a forma mais útil de mudar seu comportamento. Isoladamente, contar com a força de vontade não seria uma estratégia inteligente para manter a dieta, já que situações de estresse ou tentação podem colocar todo seu esforço a perder.


Para chegar a estes resultados, os cientistas analisaram os impulsos cerebrais de um grupo de voluntários durante um teste específico. Homens saudáveis foram expostos a imagens eróticas durante um período de tempo. Eles poderiam visualizar duas figuras eróticas. Em algumas situações eles tinham a opção de não visualizar a primeira foto e passar diretamente para a segunda, considerada mais interessante. Ao final, a pesquisa concluiu que mais homens passaram direto para a foto mais atraente, sem visualizar a primeira, quando esta opção foi oferecida. Isso significa que os voluntários que aceitaram o acordo, evitando a tentação da primeira foto, foram considerados mais bem-sucedidos e receberam a melhor recompensa por mais vezes.

Atividade cerebral de voluntários foi medida durante estudo
Mas o que esta pesquisa mostra sobre o ato de resistir às tentações alimentares? A atividade cerebral dos voluntários foi medida por exames durante os momentos em que precisavam tomar uma decisão. Os resultados mostraram que a estratégia de sugerir passar para a foto mais atraente funcionou especialmente com os voluntários mais impulsivos. Os pesquisadores descobriram que o acordo prévio ativou o córtex frontal, região associada aos pensamentos sobre o futuro, o que proporcionou a comunicação mais eficaz com uma área cerebral que exerce papel importante sobre a força de vontade.

Fonte:gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário