segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA


faixa_saude.png

A importância do médico endocrinologista
Saiba mais sobre esta especialidade médica.



Não é de hoje que a endocrinologia vem despertando o interesse de muita gente. Ela é uma das especialidades médicas mais requisitadas atualmente e é de suma importância para manter a saúde em dia.
O médico esdocrinologista é responsável por cuidar de todo o funcionamento hormonal do nosso corpo e ainda diagnosticar e tratar doenças de distúrbios hormonais. De acordo com a médica endocrinologista Caroline Manfron Maniglia, sua função é retomar o equilíbrio hormonal visando o bem estar e a saúde do paciente.
"O endócrino é o médico especialista no tratamento dos distúrbios das glândulas endócrinas. Responsáveis pela secreção de vários tipos de hormônios que atuam para a regulação do metabolismo em todo o organismo", esclarece.
Segundo a especialista, a falta ou o excesso desses hormônios provocam várias doenças como, obesidade e complicações como a diabetes; hipotiroidismo; hipertiroidismo; nódulos de tireóide; câncer de tireóide; distúrbios do crescimento e desenvolvimento; menopausa; andropausa; distúrbios do metabolismo do cálcio e fósforo; além de alterações da glândula hipófise, por exemplo, alterações do hormônio do crescimento entre outros.
Para diagnosticar essas doenças o médico avalia inúmeros exames, entre eles de sangue e urina, além de medir o peso do paciente e investigar a sua alimentação. Pessoas que tenham alguma das doenças citadas anteriormente; sofram de dislipidemias (aumento do colesterol); tenham baixa estatura e atraso puberal; estejam com osteoporose; tenham antecedentes familiares de diabetes, colesterol alto e tireoideopatias; mulheres acima dos 40 anos; os que estiverem acima do peso, ou qualquer um que suspeite ter alteração metabólica; devem consultar um endocrinologista para verificar a saúde.
Para Dra.Caroline, controlar essas doenças é tão importante quanto prevenir, pois elas podem apresentar outros riscos graves à saúde do paciente. "Todas as doenças na área da endocrinologia são extremamente delicadas e se não forem bem tratadas levam o paciente a complicações graves. O diabetes, por exemplo, quando mal controlado, leva à cegueira, insuficiência renal e doença cardiovascular", alerta a médica.
Fonte:suadieta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário