domingo, 7 de outubro de 2012

Pesquisa revela que 6 em cada 10 brasileiros têm carência de vitamina D



A vitamina D está presente em alimentos como a gema de ovo, leite e derivados e o salmão. Mas a principal fonte ainda é a vitamina produzida no nosso próprio corpo com a ajuda da luz solar.


Uma pesquisa da Universidade Federal Fluminense mostra que 60% dos brasileiros têm carência de vitamina D. A explicação é a falta de sol.
Terra abençoada. O Brasil é um dos países com maior incidência de luz solar do mundo.
O vendedor de sorvete, que passa o dia na praia, não tem dúvidas: o brasileiro e o sol parecem ter sido feitos um para o outro.
“O sol daqui é muito gostoso. O brasileiro sem o sol também não fica tão bonito”, brinca Jorge Muniz Teló Sampaio.
Nosso país é cheio de praias, ensolarado. E isso quer dizer então que o brasileiro está em dia com a saúde, tomando sol regularmente, certo? Pois não é bem isso que diz uma pesquisa, que revela: de cada 10 brasileiros, 6 não tomam tanto sol quando deveriam.
A professora Patrícia Ferreira é clarinha e tem medo das doenças de pele. “Sol é bom, mas eu prefiro prevenir. Fujo dele”, admite.
Já o guia de turismo José Moreira, que ganha a vida mostrando as praias do Rio de Janeiro, de camisa e gravata, se enrola na hora de explicar porque ele é o único da excursão que sempre fica sem o bronzeado. “Eu não pego porque eu trabalho. Eu não gosto muito do sol. Eu sou branco e o sol é muito forte, então eu não gosto”, conta.
Sem a luz do sol, nosso corpo não produz a vitamina D, que ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças cardíacas, do Mal de Parkinson e do Mal de Alzheimer, por exemplo. A vitamina D está presente em alimentos como a gema de ovo, leite e derivados e o salmão. Mas a principal fonte ainda é a vitamina produzida no nosso próprio corpo com a ajuda da luz solar.
De acordo com a nutricionista Vanessa Pereira, autora do estudo, não é qualquer solzinho pego de vez em quando que faz o nosso corpo produzir a vitamina D que necessita. “O importante é a gente estar tomando sol diariamente, em um horário saudável, idealmente até as 10 manhã, por exemplo, sempre vai ter que ser sem o uso do filtro solar, e expondo uma grande área do corpo. Então o ideal é estar de camiseta, bermuda, pra expor braços, pernas e o rosto”, afirma.
E você? Vai dar agora uma chance para o sol?
Mas é importante lembrar: pegar sol sem protetor só antes das 10h - como disse a nutricionista - e depois das 16h.
Fonte: Bom Dia Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário