sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Chia, óleo de coco, vinagre de maçã ajudam mesmo a emagrecer?


Chia, óleo de coco, vinagre de maçã ajudam mesmo a emagrecer?


Saiba como cada um pode colaborar na eliminação de peso

Alimentos para emagrecer
De tempos em tempos surgem comentários sobre novos alimentos que ajudam a eliminar os quilinhos a mais. Mas será que eles têm mesmo esse poder? E qual o "componente milagroso" deles?

Nessa matéria vamos falar um pouco sobre alguns desses "super alimentos":

Vinagre de maçã: os benefícios que parecem existir no consumo de vinagre de maçã se devem ao ácido acético presente nele.
Especialistas sugerem que esse ácido ajuda a acelerar o metabolismo e a diminuir a velocidade que o alimento passa do estômago para o intestino, aumentando a sensação de saciedade.A recomendação é diluir uma colher de sobremesa desse vinagre em um pouco de água e tomar antes do almoço e do jantar. Mas não ultrapasse 3 colheres diárias, pois o excesso pode agredir a mucosa do seu estômago.


Semente de chia: a semente de chia é rica em fibras que auxiliam para o bom funcionamento do intestino e também a aumentar a saciedade. Ambos "efeitos" aliados de quem deseja eliminar peso.
Não existe uma recomendação exata do consumo de semente de chia, mas 2 colheres de sopa por dia é uma boa quantidade.


Gengibre: o gengibre é considerado um alimento termogênico, que são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia e por isso aceleram o metabolismo, de certa forma contribuindo com o emagrecimento.




Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos.


Óleo de coco: algumas pesquisas publicadas recentemente sugerem que o consumo de óleo de coco auxilie no processo de emagrecimento, devido a sua capacidade de queimar calorias.
Mas vale lembrar que os benefícios são encontrados somente no óleo de coco virgem. E cuidado com a quantidade também é importante, pois uma colher de sopa de óleo de coco fornece aproximadamente 110 calorias.
Se você acrescentar 3 colheres de sopa de óleo de coco ao seu cardápio, estará consumindo 330 calorias a mais e isso pode ter o efeito inverso ao que espera, com relação ao emagrecimento.
O que pode-se fazer, caso queira mesmo consumí-lo, é substituir o azeite do tempero da salada pelo óleo de coco.

Chá verde: até hoje o chá verde é indicado e consumido por muitas pessoas que desejam eliminar peso e ele pode mesmo ser um aliado.
Ele também é considerado um alimento termogênico, assim como o gengibre, e ajuda a acelerar o metabolismo. Comece com uma xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.
Vale lembrar que alguns desses benefícios ainda não tem comprovação científica e que esses alimentos são apenas aliados. Uma alimentação saudável, balanceada e a prática regular de atividade física são essenciais para que tenha bons resultados no emagrecimento.
 
 Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112



Nenhum comentário:

Postar um comentário