terça-feira, 11 de setembro de 2012

Controle do Stress



Fuja da rotina
Ter um hobby ajuda a aliviar o stress
Mariana Uchôa
Fazer aulas de pintura, fotografia ou dança, aprender a tocar um instrumento musical, participar de um grupo de leitura ou até mesmo praticar um esporte radical. Incluir atividades como estas, que não estejam ligadas a trabalho nem a estudos, na sua rotina pode ser uma ótima maneira de aliviar o stress. “Todas as pessoas deveriam ter um hobby, pois é nessa hora que podemos nos distanciar dos problemas do dia a dia. Devemos ter esse momento lúdico para aliviar as angústias que nem sempre são conscientes”, afirma a psicóloga Luzia Winandy.
Para a especialista, é dessa forma que a mente fica revigorada para enfrentar a rotina. "Ao executar essas atividades o indivíduo pode ser ele mesmo, livre de críticas e avaliações. Ele esquece os conflitos diários e direciona sua energia para aquele objeto de escolha que lhe dá sensação de prazer e alegria".
Por isso, a seleção de um hobby deve ser feita de acordo com as preferências de cada indivíduo. "Não há um critério definido para escolher uma atividade. Pode ser desportiva ou a artística, cuidar de um jardim, colecionar. O mais importante é que o ela funcione como uma fuga da rotina, sem cobrança e pressão”, diz. 
O alerta, porém, é para quem não tem controle e acaba dedicando tempo em excesso ao hobby. "Se a pessoa não tiver um equilíbrio, o efeito esperado muda e se torna negativo. Quando isso acontece, não há alívio do stress, pelo contrário, pode se tornar mais um problema", explica. A solução para o equilíbrio parte da análise de quanto o envolvimento na atividade escolhida é satisfatória e, se está, de fato, ajudando a eliminar as tensões emocionais.
O hobby deve ser comedido também nas relações dentro de casa. Nesse caso, o conselho é unir o útil ao agradável. "Compartilhar um hobby com familiares e amigos acaba gerando mais interação e sua atividade preferida tem, assim, dupla função. Relaxa e ao mesmo tempo aproxima as pessoas queridas" conclui.
Se você gostou do texto, leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário