quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Lanches Rápidos e Saudáveis


Olá meninos e meninas!
Hoje vou falar com vocês sobre lanches saudáveis e rápidos. Para quem está em uma dieta ou pretende adotar uma alimentação balanceada, saudável e que ofereça ao corpo os nutrientes necessários para funcionar corretamente é fundamental não apenas saber o que comer, mas também quando comer. Dietas restritivas demais e que fazem com que você fique muito tempo sem se alimentar estão fadadas ao fracasso!
O ideal para todos, e principalmente para quem está querendo emagrecer de maneira saudável éalimentar-se de 3 em 3 horas. Mas como fazer isso se tem que trabalhar, estudar e fazer tantas outras coisas? Se eu comer mais vezes não vou engordar?
Na verdade pular refeições não ajuda em nada no processo de perda de peso. Se você não come em uma refeição chega na próxima com muito mais fome e tende a compensar comendo mais. O corpo também tem uma regulação diferente se fica muito tempo sem “combustível” e trabalha mais devagar – com ummetabolismo mais lento fica mais difícil perder peso. Para não atrapalhar a rotina aposte em preparações práticas e fáceis de comer, que possa levar na bolsa e que fique disponível para aquele intervalo de 10 minutinhos.
Como unir praticidade e rapidez, com alimentos saudáveis e com poucas calorias? Aposte em lanches hipocalóricos, sejam eles naturais ou industrializados podem ajudar muito em suas metas!
Preparei uma lista de snacks com menos de 100 calorias! O ideal é que alternem os lanches para que aproveitem todos os nutrientes dos diferentes alimentos!

Frutas: uma fatia de abacaxi ou uma fatia de melancia ou uma pera média (50 – 90 Kcal) ou uma maça média (95 kcal), 8 uvas (até 90 kcal). Outra opção é fazer uma “salada de frutas” (80 – 95 kcal) – desta maneira você pode comer diferentes frutas e nutrientes de uma só vez! Mas nada de adicionar creme de leite, etc que isso adiciona calorias também.  O ideal é que se for levar para comer pela manhã as frutas sejam cortadas na mesma manhã para evitar que fiquem oxidadas. Se preferir um pouco menos de trabalho o legal é alternar diferentes frutas a serem comidas em cada lanche.

Frutas secas: 5 damascos secos (50 kcal), 50 gramas de abacaxi seco (75 kcal).

Sementes, grãos e Oleaginosas: 14 amêndoas (90 kcal), 12 avelãs (85 kcal), 10 pistaches (90 Kcal),
 Já ressaltei a importância delas na matéria sobre a Dieta DASH: http://tudoorna.com/2012/09/01/tudo-sobre-a-dieta-dash-dietary-approaches-to-stop-hypertension/

Soja em grãos também é uma opção alternativa de lanche que também é um bom aporte de proteína!

Torradas: 4 unidades de torradas salgadas (40 Kcal), 4 unidades de torradas com fibras (45 kcal). Para adicionar emoção ao lanche pode adicionar queijo light fundido, tipo polenguinho (fonte de cálcio). Esse tipo de queijo tem também a vantagem da praticidade de levar na bolsa e com apenas 52 kcal em 30 gramas!

Barras de cereais: essas barras possuem muitas opções no mercado e com diferentes componentes, é legal observar não apenas as calorias, mas também escolher as com maiores quantidades de fibras e menores de gorduras! Barra nutry de banana – 25 gramas e 90 kcal, barra de frutas supino – 26 gramas – 83 kcal, barra de granola crocante com aveia e mel “Nature Valley” – 20 gramas 89 Kcal (as barrinhas de granola costumam ter mais fibras, vitaminas e minerais prolongando a saciedade).

Uma nova opção é a Beauty bar – mini barras de cereais que possuem colágeno em sua composição. A marca pretende oferecer uma nutrição que possa ajudar na beleza da pele de dentro para fora!98 kcal a de frutas vermelhas e açaí.

Biscoitos integrais: Buscar cookies light intergrais podem ser uma ótima alternativa, com o aporte de fibras, gergelim e outros componentes em apenas 25,2 kcal por biscoito – mas cuidado! 4 biscoitos são aproximadamente 100 kcal, um pacote inteiro é muito mais que isso rrsss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário