Provavelmente,
ao falar de bicicleta, você se lembra do tempo de criança, quando saía
pedalando pelas redondezas de sua casa ou apartamento, ou investidas mais
audaciosas por locais mais distantes e pouco conhecido, correto? Acontece que
este exercício é tão completo e saudável que ele nunca deveria deixar de ser
praticado.
Seja para passear, se exercitar ou se locomover, andar de bicicleta pode ser uma forma muito prazerosa de prevenir problemas de saúde, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, preservar o meio-ambiente.
Seja para passear, se exercitar ou se locomover, andar de bicicleta pode ser uma forma muito prazerosa de prevenir problemas de saúde, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, preservar o meio-ambiente.
A prática, além de ser prazerosa para o corpo e para a mente, é um
excelente exercício aeróbio, ideal para quem quer queimar calorias. Andar de bicicleta é um exercício aeróbico potente, que
leva à perda média de 700 calorias por hora, quantidade maior que a atingida
com caminhada, natação e dança. Por
isso, é uma boa opção de atividade física para quem quer emagrecer.
Pedalar é excelente, também, para enrijecer a musculatura dos glúteos, coxa, panturrilha e abdominal, regiões que sofrem com o acúmulo de gordura localizada. Esta atividade também contribui também para melhora do funcionamento do sistema cardiovascular.
Pedalar é excelente, também, para enrijecer a musculatura dos glúteos, coxa, panturrilha e abdominal, regiões que sofrem com o acúmulo de gordura localizada. Esta atividade também contribui também para melhora do funcionamento do sistema cardiovascular.
Atualmente, a maioria das cidades possui ciclovias e parques com pistas
próprias para a prática. Para que o exercício funcione melhor, a dica é
procurar lugares com aclives e declives, que exigem mais da musculatura. Opte
por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas, que permitem que
você melhore os resultados da atividade, alternando a intensidade do treino, ao
mesmo tempo que beneficiam a mente e ajudam a liberar o estresse do dia-dia.
Na rua, há mais obstáculos, como trânsito,
poluição, buracos, lombadas, subidas e descidas, que podem causar quedas,
escoriações, fraturas e luxações. Mas essas dificuldades é que motivam muita
gente. Além disso, o vento no rosto e o contato com a natureza dão uma sensação
muito gostosa de liberdade.
Pedalar é excelente atividade para
emagrecer!
Se for pedalar ao ar livre, o melhor é andar de bike em
grupo, o que está se tornando cada vez mais comum. "Com outras pessoas, a
atividade torna-se mais segura e prazerosa", afirma o especialista. Fazer
amigos e trocar informações sobre percursos, cuidados mecânicos e alimentação
são outras vantagens. Para encontrar um bom time, procure a associação de
ciclistas da sua cidade.
Quando alguém decide se aventurar sozinho de bicicleta pelas ruas, deve
ser o mais auto-suficiente possível. Caso aconteça algum acidente, a pessoa
precisa saber resolver problemas simples, como um pneu furado. Cuidado com o
trânsito e o uso de equipamentos de segurança também são essenciais.
Pedalar é excelente atividade para
emagrecer
Mas para garantir que a prática seja segura e bem sucedida é preciso ter
um equipamento adequado. O ideal para andar em lugares montanhosos ou terrenos
mistos (terra e asfalto) é uma mountain bike. Aliás, dependendo do estado das
ruas do seu bairro, elas continuam sendo uma boa opção na cidade. Para asfalto,
o modelo mais recomendado é o speed. Essas bicicletas são
leves e rápidas, mas não são muito confortáveis e exigem bastante do corpo. Por
isso, costumam ser mais usadas por atletas.
Apesar de ser um exercício de baixo impacto, deve
ser realizado com cautela por pessoa com problemas nos joelhos e na coluna,
pois a posição e os movimentos podem piorar o quadro. O ideal é que estas
pessoas somente iniciem na prática com o acompanhamento de um profissional
qualificado. Pessoas muito obesas também necessitam deste acompanhamento, já
que o exercício exige muito do sistema cardiorrespiratório.
Já pessoas que possuem problemas de visão, audição
ou de equilíbrio não devem praticar ciclismo na rua. Para estas pessoas, as
aulas de Bike indoor, que também são indicadas para pessoas que não tem
tempo de andar de bicicleta na rua ou em parques e que procuram obter
resultados rápidos com a prática. Estas aulas consistem numa alternância de
velocidade e de carga, regidas por músicas e dirigidas pelo professor. São
aulas cativantes, divertidas e, ao mesmo tempo, muito benéficas para o corpo.
Só para você ter uma idéia, uma hora de aula de
Bike Indoor consome, em média, 800 calorias! Além disso, o exercício tem os
mesmos efeitos corporais que andar de bicicleta ao ar livre, só que em dobro,
já que a intensidade do exercício na aula é maior. Já os cuidados são os
mesmos, com exceção dos acessórios de proteção, que são dispensáveis na sala de
aula.
Esta modalidade, indoor, é mais simples e acessível. Com riscos
controlados, quem tem receio de cair pode se concentrar melhor no trabalho
corporal. Como na ergométrica a carga é controlada de acordo com os objetivos
de cada um, aqueles que não possuem um preparo físico muito bom também saem ganhando
porque podem pegar mais leve ou mais pesado conforme seu cansaço.
Além disso, na maioria das academias de ginástica, há a opção da
bicicleta horizontal para quem não se sente confortável em uma com selim. O
equipamento possui um banco com encosto e permite que a pessoa fique sentada da
mesma forma que em uma cadeira.
Independente de ser indoor ou outdoor, andar de bicicleta faz bem para a
saúde, além de para a boa forma. Entre os benefícios físicos e mentais estão
melhora da circulação e do funcionamento do intestino, controle do colesterol,
redução dos riscos trazidos pelo diabetes, aumento da qualidade do sono,
alívio da depressão e diminuição do estresse e da ansiedade. Nos dois casos, é
importante fazer um check-up com o seu médico de confiança, antes de começar a
atividade.
E, para descobrir qual modalidade mais combina com você ou com o momento
que está vivendo, uma recomendação importante, "Todas as atividades
físicas são benéficas ao nosso corpo. O que precisamos é experimentá-las para
encontrar a que mais gostamos".
Bicicleta e Cidadania -
O ato de andar de bicicleta é muito antigo, e mesmo hoje com toda a
tecnologia, gastos e devastações provocados pela indústria automobilística e do
consumo, ainda não foi inventado um veículo mais eficiente, mais racional, mais
econômico, mais rápido, mais prático e menos poluidor para o transporte urbano
do que a bicicleta.
O uso da bicicleta como meio de transporte tem
aumentado bastante nas cidades do mundo inteiro e isto é inevitável, devido ao
colapso do trânsito urbano. Cidades da China, Índia e Japão perceberam isto há
mais tempo, e por vantagens relacionadas ao espaço, à economia , ao tempo e
saúde passaram a pedalar e a sorrir.
Em países do primeiro mundo o uso da bicicleta
sempre foi incentivado, e assim é usada como meio de transporte por todas as
classes sociais e faixas etárias, e como o resultado é benéfico para a
população, ela apoia e respeita o trânsito e o espaço do ciclista. As empresas
facilitam o acesso de seus clientes e funcionários que pedalam, para que
cheguem dispostos e saudáveis. As ciclofaixas e ciclovias cortam as cidades, e
bicicletários são comuns em todas as cidades. Já no Brasil isto ainda não
acontece na grande maioria dos municípios, pois os brasileiros ainda cultuam o
automóvel, contribuindo para aumentar o “caos urbano”.
Bicicleta e Saúde -
Pedalar numa intensidade baixa, segundo relatório
da organização mundial da saúde, pode aumentar a capacidade física, se a
atividade for repetida pelo menos três vezes por semana numa distância de 6 km,
e ainda recomenda o uso da bicicleta para melhorar a saúde pública mundial.
É importante lembrar que:
1 – pedalar aumenta a circulação sangüínea no
cérebro e, portanto, seu raciocínio se torna mais claro;
2 – o ciclismo é considerado um dos esportes mais
eficazes para a prevenção de problemas cardíacos;
3 – o uso diário da bicicleta é indicado no
tratamento da obesidade devido ao aumento de gastos calóricos;
4 – o ciclismo é um dos esportes aeróbicos mais eficientes que existem, previne vícios de postura por fortalecer a musculatura como um todo(membros inferiores, superiores, tronco e pescoço); doenças do tipo metabólico(excesso de açúcar no sangue) e a osteoporose ( processo gradativo de redução da quantidade de cálcio e fósforo do sistema ósseo);
4 – o ciclismo é um dos esportes aeróbicos mais eficientes que existem, previne vícios de postura por fortalecer a musculatura como um todo(membros inferiores, superiores, tronco e pescoço); doenças do tipo metabólico(excesso de açúcar no sangue) e a osteoporose ( processo gradativo de redução da quantidade de cálcio e fósforo do sistema ósseo);
5 – o ciclismo tem demonstrado um sensível aumento
na produção de hormônios como o do crescimento pela estimulação da Glândula
Hipófise;
6 – 20 minutos de pedaladas consomem as 160
calorias (o equivalente a uma latinha de cerveja);
7 – 5.000 bicicletas em circulação representam 6,5
toneladas a menos de poluentes no ar.
Antes de realizar atividade física, consulte um
médico.
Bicicleta e Segurança:
A segurança no trânsito é estabelecida através de
dados estatísticos, encontrados através pesquisas científicas, que dizem o que
fato é seguro, perigoso ou inseguro para condutor, pedestre, ciclista ou
qualquer outro que esteja inserido no trânsito.
O trânsito é previsível, tem lógica, responde à física, todo acidente é causado por erro ou falha de alguém, se não houver falha ou erros não haverá acidentes.
Para o ciclista isto não é diferente, e se seguir umas poucas regras básicas o risco de acidente cai muito. Quem pedala uma bicicleta não pode esquecer que é um ciclista, e não um motorista ou motociclista. Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera de maneira muito diferente que qualquer veículo motorizado, e por ter suas particularidades precisa ser respeitado. Mais da metade dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas são responsabilidade do próprio ciclista.
O trânsito é previsível, tem lógica, responde à física, todo acidente é causado por erro ou falha de alguém, se não houver falha ou erros não haverá acidentes.
Para o ciclista isto não é diferente, e se seguir umas poucas regras básicas o risco de acidente cai muito. Quem pedala uma bicicleta não pode esquecer que é um ciclista, e não um motorista ou motociclista. Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera de maneira muito diferente que qualquer veículo motorizado, e por ter suas particularidades precisa ser respeitado. Mais da metade dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas são responsabilidade do próprio ciclista.
Dicas para pedalar com segurança
no trânsito:
1 – manter a bicicleta em bom estado de
conservação;
2 – para transitar sobre calçadas e passeios,
desmontar e empurrar a bicicleta;
3 – andar pela borda direita da via, no mesmo
sentido do tráfego, onde não houver ciclovia , ciclofaixa ou acostamento. Em
grupo ande em fila única. Se precisar ultrapassar um veículo parado olhe pelo
retrovisor (obrigatório), sinalizes com o braço suas intenções e após
ultrapassar retorne imediatamente;
4 – respeitar a sinalização, não ande na contramão
ou sobre o passeio;
5 – não trafegar pela canaleta ;
6 – dominar a bicicleta dirigindo-a com atenção e
os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito, portanto mantenha as duas
mãos no guidão.
7 – instalar os equipamentos obrigatórios :
campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e
espelho retrovisor ao lado esquerdo;
8 – utilizar, preferencialmente, roupas claras ou
refletivas ;
9 – não pegar “rabeira” em veículos motorizados;
10 – não transportar excesso de carga;
11 – sempre que possível, utilizar equipamentos de
proteção pessoal (capacete, luvas, joelheiras, cotoveleiras e óculos), não são
obrigatórios, mas o bom senso recomenda seu uso;
12 – pedale em linha reta, sem fazer zig – zag;
13 – não arrisque sua vida confiando que o
motorista tem que respeitá-lo;
14 – quando estiver trafegando em ruas de
paralelepípedo, cuidado com as manchas de óleo, são escorregadios;
15 – não use rádios ou walkmans, eles pode te
distrair sua atenção fazendo com que você não perceba perigos à sua volta;
16 – em cruzamentos, pontes e viadutos mais
perigosos desça e empurre a bicicleta, olhando para frente e para trás
17 – antes de sair de casa estude um roteiro,
escolha ruas com o menor fluxo de veículos possível
18 – pedale de forma que seu comportamento
transmita segurança aos outros;
19 - mantenha velocidade compatível, evite excesso;
20 – o pedestre tem a preferência, respeite-o
sempre.
Curiosidades:
A Federação internacional
de ciclismo tentou tornar obrigatório o uso do capacete em 1991, porém os
ciclistas se recusaram e esta apenas recomenda o uso.
No Brasil, a Confederação
Brasileira de Ciclismo determina o uso do capacete em todo tipo de provas.
Em terreno plano e linha
reta, um ciclista profissional pode atingir 65 km/h, em descidas essa marca dobra.
Ao fazer uma curva em
declive a 80 km/h, o italiano Fabio Casteralli, campeão olímpico da prova de
resistência, perdeu a direção da bicicleta e bateu a cabeça contra um bloco de
concreto que servia de guard-rail, ele sofreu múltiplas fraturas no crânio e
morreu na hora.
Confira agora mais algumas dicas para pedalar sem correr riscos e obter
melhores resultados com esta atividade:
- Antes de iniciar, consulte um médico e realize
exames para assegurar que você está apta a realizar essa atividade. Se você tem
algum problema de saúde ou mais de 40 anos, a consulta ao médico é ainda mais
importante;
- Escolha uma bicicleta que seja compatível com seu biótipo. A altura do quadro é muito importante para que o exercício não ofereça perigo ao corpo. Converse com um especialista.
- Ajuste o banco de forma que a coluna fique reta,
o abdome contraído e as pernas semiflexionadas;
- Use roupas adequadas, como calças justas, leves e
flexíveis, além de capacete e luvas;
- Para quem pretende andar em vias publicas, atenção redobrada às regras de trânsito;
- Faça alongamento antes e depois e não pedale mais
do que seu corpo permite. Você é o único que sabe dos limites do seu corpo, por
isso respeite-os;
- Ao percorrer longas distâncias, lembre-se de
ingerir líquidos durante o percurso e também de aplicar protetor solar.
FONTE: SÉRGIO NUNES
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